segunda-feira, 4 de julho de 2011

Óleos Corporais


Uhhh, pra começar bem vamos HIDRATAR!


Hidratar a pele é uma delícia, pois além de ficar com o corpo sem aquelas terríveis partes foveiras - como diz minha mãe - ainda fica bem cheirosinha!


Segundo a SBDC - Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica:


A pele é a primeira barreira do nosso organismo com o meio externo. As células da pele produzem uma secreção natural denominada de manto hidro-lipídico que promovem a adequada hidratação da pele. Essa lubrificação natural, produzida constantemente pela pele, protege a pele de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce e até de infecções. Tanto as peles do rosto quanto do corpo necessitam de uma hidratação adequada, porém, no inverno, é no corpo que percebemos um ressecamento maior. Isso porque na face temos mais glândulas sebáceas do que no corpo, e elas participam ativamente da manutenção desta hidratação natural. Além disso, no inverno os banhos são mais demorados, a água é mais quente, e associado a isso temos ainda o uso de sabonetes e buchas que acabam por retirar ainda mais a lubrificação natural da pele e favorecem o ressecamento e o surgimento de dermatites.
Devemos, portanto evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, e abusar dos hidratantes corporais. Já os hidratantes faciais, mesmo no inverno devem seguir a orientação do tipo de pele de cada pessoa e se possível associar com filtro solar.



Então as primeiras perguntas são:


Oléo vegetal?


Mineral?

Trifásico?

 Bifásico?




Hoje eu vou falar dos óleos, pois estou usando muito eles e adoro! Então vamos a diferenciá-los!


Segundo Marcela Bellini no Site Guiame: 'O bifásico combina duas fases - uma oleosa e outra aquosa -, promovendo a hidratação e prevenindo o ressecamento da pele. O trifásico assume as mesmas funções, mas também é enriquecido por um óleo vegetal, que traz o adicional de hidratação profunda'.


Com relação à composição ' Os produtos à base de óleo mineral trazem riscos de alergias, em razão dos compostos de sua formulação, além de serem menos eficientes. Atualmente, as novas versões estão substituindo o óleo mineral pelos vegetais ou, ao menos, adicionando uma percentagem do vegetal à fórmula'. 


E com relação a sua utilização, antes ou após o banho? Segundo ele é importante ler o rótulo, pois alguns óleos são mais carregados nas suas fórmulas, pela essência, corante ou pela ação hidratante podem trazer alergias ou mesmo aquele aspecto gorduroso a pele. Outra dica é não passar todo dia 'Como o óleo tem o poder de formar um filme protetor na pele, seu uso exagerado pode tampar os poros e aumentar a oleosidade por ele reter o líquido natural do corpo'


Então a dica master é: Quem tem pele normal podem passar o produto no corpo a cada dois dias. Mas quando a pele é oleosa  o ideal é passar uma ou, no máximo, duas vezes por semana além de optar por uma versão para esse tipo de pele ou fazer sempre esfoliações, tomas banho com uma buchinha para tirar o excesso. 


Usar o óleos no banho é mais rápido fácil e uma delícia, mas como tudo tem que ter seus cuidados. E vocês, já hidrataram a pele hoje?

Um comentário:

  1. Cela primeiro quero retribuir a sua visitinha lá no meu espaço.Te desejar toda felicidade e sucesso com seu blog, aproveitar e te convidar a participar de mais um encontrinho das blogueiras aqui de Salvador, para a comemoração de aniversario de 1 anos das meninas da Liga dos Esmaltes, vou deixar o link http://www.ligadosesmaltes.com/2011/06/convite-de-aniversario.html
    com as informações, se puder compareça para conhecer mais blogueiras vai ser super divertido!
    Olha to seguindo vc também e adorei o post sobre hidratação realmente todo cuidado com nosso corpinho e pouco!

    Beijos

    www.unhasartedemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir